Apresentação
       Informações
       Candidaturas
       Inscrição em eventos
       Projecto eduroam
       Serviço de Impressão
         Apresentação
         FAQ's
         Textos de apoio
         Modelos de capa
       Recuperar senha
 
 
         Webmail
         Biblioteca Central
         SIGARRA
 
       Acesso Reservado

  Serviço de Impressão        (( 
            FAQ's
 


É a primeira vez que necessito imprimir, como posso fazê-lo?
Não tenho saldo suficiente, ainda assim poderei imprimir?
Como posso imprimir exclusivamente a preto?
Como posso imprimir a cores?
Posso imprimir em acetado ou em papel fotográfico?
Quais os formatos de papel disponíveis nas impressoras?
Como posso imprimir em modo duplex (frente e verso)?
Como posso libertar os meus trabalhos?
Como posso saber o custo do meu trabalho?
Aonde posso levantar os trabalhos?
Como funciona o leitor de cartões associado às impressoras?
O meu trabalho tem páginas a cores e páginas a preto. Que impressora devo escolher?
Nos documentos com páginas a preto e páginas a cores é importante separar as ordens de impressão enviando os trabalhos a cor para a impressora "laser cor" e os trabalhos a preto para a impressora "laser preto"?
Nos locais aonde existem vários equipamentos, posso usá-los em simultâneo?
Se imprimir trabalhos a preto nos equipamentos de cor sou penalizado?
Dos trabalhos que tenho para imprimir não quero alguns. Como posso apagá-los?
E se a máquina encravar ou ficar sem papel?


  É a primeira vez que necessito imprimir, como posso fazê-lo?
    Quando der a primeira ordem de impressão a sua conta é automaticamente criada no sistema. Assim, nos computadores da instituição e de acordo com a aplicação que estiver a usar apenas terá de escolher a opção para imprimir. Em seguida poderá escolher entre a impressora a preto "laser preto" e a impressora a cor "laser cor".

   topo

  Não tenho saldo suficiente, ainda assim poderei imprimir?
    Sim. As ordens de impressão não têm qualquer custo. Os trabalhos ficam retidos no servidor em formato electrónico durante 72 horas. Durante esse período poderá creditar a sua conta e posteriormente libertar os trabalhos.

   topo

  Como posso imprimir exclusivamente a preto?
    Para imprimir a preto pode escolher qualquer das impressoras. No caso de seleccionar a impressora a cores certifique-se que nas propriedades da impressora está activa a opção para preto. Para facilitar pode preferencialmente escolher a impressora a preto "laser preto". Utilize sempre a pré-visualização para evitar enganos.

   topo

  Como posso imprimir a cores?
    Para imprimir a cores deve escolher a impressora "laser cor". Nas propriedades da impressora certifique-se que está activa a opção para cores. Utilize sempre a pré-visualização para evitar enganos.

   topo

  Posso imprimir em acetado ou em papel fotográfico?
    Sim. Sempre que precisar de papel especial pode dirigir-se ao Gabinete do Serviço de Impressão que lhe dará o suporte necessário.

   topo

  Quais os formatos de papel disponíveis nas impressoras?
    Todas as impressoras estão equipadas com papel A4 e A3 de espessura semelhante e adequado a impressão a laser.

   topo

  Como posso imprimir em modo duplex (frente e verso)?
    Depois de escolher a impressora seleccione o botão "Properties", no separador "Layout" seleccione na área "Print on Both Sides" a opção "Flip on Long Edge" ou "Flip on Short Edge" de acordo com o formato pretendido livro ou bloco respectivamente.

   topo

  Como posso libertar os meus trabalhos?
    Para imprimir, depois de passar o cartão no leitor, use a tecla F1 associada a função "Print". Em resposta à expressão "Release Key" pressione a tecla "Enter". Surge então a expressão "Release Documents" que permite libertar todas as suas ordens de impressão pressionado a tecla F1 "All", ou escolher quais as ordens a imprimir pressionando tecla F2 "Select". No último caso cada selecção deve ser confirmada com a tecla "Enter". È-lhe então exibido o custo do trabalho. Confirme com a tecla F1 "yes" ou caso não concorde com o valor exibido pressione a tecla F2 "no" cancelando assim a impressão.

   topo

  Como posso saber o custo do meu trabalho?
    Os leitores de cartões exibem o custo do trabalho antes de o imprimir. Nessa altura pode optar por aceitar o valor e imprimir o trabalho ou cancelar a impressão.

   topo

  Aonde posso levantar os trabalhos?
    Em qualquer impressora equipada com leitor de cartões. Para os trabalhos com cor confirme se esta funcionalidade está disponível.

   topo

  Como funciona o leitor de cartões associado às impressoras?
    O leitor de cartões tem uma ranhura do lado direito destinada à leitura da banda magnética do cartão de Identificação da Faculdade. Só depois de passado o cartão, com a banda magnética voltada para cima, e identificado o utilizador é que as impressoras ficam operacionais quer para imprimir quer para copiar ou digitalizar.

   topo

  O meu trabalho tem páginas a cores e páginas a preto. Que impressora devo escolher?
    Para os trabalhos mistos deve escolher a impressora "laser cor". O sistema automaticamente distingue as páginas a cores e as páginas a preto e atribui os custos respectivos.

   topo

  Nos documentos com páginas a preto e páginas a cores é importante separar as ordens de impressão enviando os trabalhos a cor para a impressora "laser cor" e os trabalhos a preto para a impressora "laser preto"?
    Não. Os custos são os mesmos. Pode enviar todo o trabalho para a impressora "laser cor". Esta separação pode ser vantajosa em trabalhos com alguma dimensão. Como os equipamentos para preto são normalmente mais rápidos ao optar-se por esta separação consegue-se uma melhoria de desempenho dos próprios equipamentos.

   topo

  Nos locais aonde existem vários equipamentos, posso usá-los em simultâneo?
    Sim. Pode, por exemplo, optar por libertar parte dos trabalhos na impressora de cor enquanto que liberta outra parte na impressora de preto.

   topo

  Se imprimir trabalhos a preto nos equipamentos de cor sou penalizado?
    Não. Os custos de impressão a preto são iguais em todos os equipamentos.

   topo

  Dos trabalhos que tenho para imprimir não quero alguns. Como posso apagá-los?
    Nos leitores de cartões quando seleccionar o trabalho pode optar por imprimi-lo "Print" ou apagá-lo "Del". Em alternativa não faça nada. Ao fim de 3 dias o trabalho é automaticamente eliminado do servidor.

   topo

  E se a máquina encravar ou ficar sem papel?
    Todos os equipamentos são monitorizados pelo que se a máquina encravar ou ficar sem papel durante a hora de expediente um técnico do Gabinete de Informática irá dar o apoio tão breve quanto possível. Assim, não desligue nem cancele o trabalho. Em caso de espera prolongada poderá sempre solicitar apoio ao Gabinete de Informática.

Se o problema ocorrer fora do horário de expediente pode optar por usar outro equipamento. Agradecemos desde já a identificação da máquina avariada com uma anotação numa folha para evitar problemas a mais pessoas. Se optar por usar outro equipamento deverá de imediato, por email, solicitar ao Gabinete de Informática o cancelamento dos trabalhos não impressos ou incompletos. Caso contrário ao reparar o equipamento é retomada a impressão de todos os trabalhos pendentes.

Apenas serão creditados valores de trabalhos cancelados pelos técnicos do Gabinete de Informática.

   topo

 

DestaForma, Design e Multimédia

Serviço de Informática da FLUP © 2017 - Todos os direitos reservados